Tire suas dúvidas

Fatima
Mensagem: Uma refinaria de petróleo produz um efluente gasoso que contém 6,4kg de SO2 por hora. Para eliminar esse poluente, o efluente foi passado por uma torre de absorção contendo CaO. Qual é a massa de CaO, em kg, necessária para eliminar todo SO2 gerado em 1 dia, admitindo- se que o rendimento da reação é de 80%?

 

De início gostaríamos de agradecer sua visita e também a credibilidade dada a nós que organizamos o site. O problema pode ser solucionado da seguinte maneira:

1º) Escrever a reação química que ocorre entre esses dois reagentes:

1CaO   +   1SO2 -----> 1CaSO3

Podemos observar que a reação está na proporção de 1:1:1 segundo os coeficientes estequiométricos da equação balanceada, ou seja, 1 mol de CaO está para 1 mol de SO2 que está para 1 mol de CaSO3. Em seguida, encontra-se a massa molar das substâncias em questão: MCao=56g/mol e MSO2=64g/mol. Calcula-se também a quantidade de SO2 formado por dia:

1h --------------- 6,4kg

24h (1 dia) -------------- x

X= 153,6 kg de SO2 produzidos por dia

2º) Considerando que o rendimento da reação seja de 100%, teremos:

1CaO   +   1SO2 ------>   1 CaSO3

56g ------- 64g

Yg --------- 153,6 kg

Y = 134,4 kg de CaO são necessários para eliminar todo o SO2 produzidos pela refinara de petróleo.

3º) A questão afirma que o rendimento da reação é de 80%. Logo,

134,4 kg de CaO ------------------- 100%

Z ---------------------------------------- 80%

Z=107,52 kg de CaO

 

Espero que tenhamos sido util e estamos disponíveis  se tiveres outra dúvida.

Willian A. Pereira
Mensagem: Na verdade minha duvida não é bem dentro da área de quimica ela é mais direcionado ao campo da fisica ( mas espero q me respondam mesmo assim) . È sobre radioatividade: Sou academico do 2 ano de quimica e me interesso muito por quimica nuclear e radioatividade. Fiz várias leituras sobre o assunto e ainda tenho uma dúvida * Emissão de particulas Beta : A grosso modo "um atomo radioativo quando emite uma particula beta perde um neutron e ganha um proton fazendo com que haja um aumento de uma casa de seu nº atomico ...." Em vários livros é dito q as particulas beta nada + são do que a emissão de eletrons . Eu sei q na verdade o neutron não é bem uma particula fundamental pois é composta de um próton , um eletron e um neutrino . Sendo assim cheguei a um conlcusão ( Axo q estou errado mas postar mesmo assim ) : * Durante a emissão , o neutron se rompe liberando o eletron e o neutrino ,,, enquanto q proton permanece no nuicleo aumentando assim seu nº atomico. Gostaria de saber no q estou certo e no q estou errado e também que explicassem o + detalhado possivel. Se não puderem responder gostaria q me enviassem alguma segestão de bibliografia ou coisa assim. Abraços e aguardo resposta !

 

Queremos agradecer pelo contato com a nossa equipe e espero que com essa resposta tenhamos te ajudado e que ainda nos envie mais perguntas porque um dos nossos principais objetivos é a troca de conhecimento. Então vamos ao que interessa.

A maioria dos livros didáticos afirmam na Lei de Soddy, Fajans e Russell: “Quando um nucleotídeo emite uma partícula beta, seu número atômico aumenta uma unidade e seu número de massa ‘permanece constante’”.

ZXA -----> Z+1Y   +   -1β0

Então pode surgir a dúvida, se o nucleotídeo emite uma partícula beta (que é considerada um elétron), como o número atômico pode aumentar em uma unidade?

A explicação para esse fato é que admite-se a existência de nêutrons instáveis no núcleo dos átomos radioativos que se desintegram formando próton, elétron, neutrino e energia, mas apenas o próton permanece no núcleo (hipótese de Fermi):

                                10n ------>      11p    +      0-1B    +     00v     +   energia

nêutron        próton      elétron    neutrino

Então de forma sucinta podemos dizer que você está correto. Para mais informações poderemos indicar por enquanto o livro “Química nuclear e radioatividade” do autores Marcos Henrique da Silva Passos e Alexandre Araújo de Souza. Além desse há outros que são da área de física, mas que no momento foge do meu pensamento. Assim que tivermos mais referências ou bibliografias entraremos em contato. Obrigado mais uma vez pelo contato.

Saulo:
ola pessoal...boa noite...qria q resolvessem pra mim esse exercicio e me explicasse. No processo CaCO3 ---->CaO + CO2 foram obtidos 89,6 L de CO2 nas CNTP, a partir de carbonato de cálcio com 80% de pureza. Nessas condiçoes, a massa do carbonato de cálcio utilizado foi?
Desd já agradeço a vcs. um abraço!!

Gostaríamos de agradecer o contato e é com satisfação que estamos respondendo sua pergunta. Fique atento ao site e olhe nossas novidades! Nos acompanhe no Orkut!

1º) Podemos observar na reação balanceada que os coeficientes estequiométricos estão na proporção de 1:1:1.

1CaCO3(s)  ----->1 CaO(s)  + 1 CO2(g)

 

O volume de CO2(g) obtido no processo, nas CNTP, foi 89,6 L. Então a quantidade de CO2(g) obtida foi: (Lembrando que nas Condições Normais de Temperatura e Pressão – CNTP, 1 mol de qualquer gás ocupa o volume de aproximadamente 22,4 L).

1mol de CO2(g) ---------- 22,4 L

X --------------------------- 89,6 L

Logo X = 4 mols de CO2(g)

2º) A quantidade de CaCO3(s) utilizada na reação foi:

1CaCO3(s)  ----->1 CaO(s)  + 1 CO2(g)

1 mol------------------------1 mol

 Y ---------------------------- 4 mols

Y = 4 mols de CaCO3(s)

A massa molar do CaCO3 é: M = M(Ca) + M(C) + 3xM(O) = 40 + 12 + 3x16 = 100 g/mol. A massa de CaCO3(s) é: n=m/M ----> m=n x M ----> m=4 x 100 = 400 g.

 

3º) Essa quantidade de CaCO3(s) encontrada, 400 gramas, refere-se ao grau de pureza de 80%. Então para encontrar a quantidade total de carbonato de cálcio utilizada (com as impurezas) devemos calcular a massa pela seguinte regra de três:

400 g ----------------------- 80%

A --------------------------100%

A = 500 g de CaCO3 (com impurezas)

 

Esperamos ter ajudado.

 

NOTA: Leia o artigo publicado na Química Nova na Escola que trata da diferença entre CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) e CPTP (Condições Padrões de Temperatura e Pressão).

Link: https://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc25/ccd01.pdf

Felipe:
Como descartar os resíduos de práticas no Laboratorio de ensino médio nas escolas?
Muito obrigado!

Queremos agradecer o contato e queremos que continue nos enviando perguntas, porque são pessoas como você que engrandecem o site!

Os resíduos de uma prática de laboratório recebem um tratamento antes de serem descartados e o tratamento depende muito do tipo de resíduo. Por se tratar de um assunto geral, buscamos algun artigos que tem como tema central o descarte dos resíduos dos laboratórios e esperamos que esses artigos sejam úteis.

Download: 

<< 1 | 2