UFPI sedia em setembro a XVI Olimpíada Iberoamericana de Química

05/07/2011 22:46

 

A Universidade Federal do Piauí irá realizar a XVI Olimpíada Iberoamericana de Química. O evento acontecerá entre os dias 16 a 24 de setembro, como parte das comemorações pelos 40 anos da UFPI. A Olimpíada é um concurso entre estudantes ibero-americanos que tem como objetivos promover o estudo da Química e estimular o desenvolvimento de jovens talentos nesta ciência. Além disso, o evento tem ainda a intenção de estreitar as relações entre os países participantes.

O Brasil esteve presente em todas as edições da OIAQ, tendo sempre destacado desempenho. Nas 15 edições já realizadas no Brasil, o país conquistou 13 medalhas de ouro, 23 medalhas de prata e 20 medalhas de bronze e obteve o primeiro lugar geral em seis edições, inclusive nas duas últimas OIAQ realizadas em 2009, na cidade de Havana em Cuba e em 2010 na Cidade do México.

Em 2011, além das comemorações relativas ao Ano Internacional da Química, a Universidade Federal do Piauí está completando seus 40 anos de existência e, dentro da programação de comemoração desta data, pleiteou sediar a XVI Olimpíada Iberoamericana de Química e teve o pleito aceito pelo Júri Iberoamericano.

Teresina irá receber a delegação de 16 países participantes (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela), além do Brasil. Serão 32 mentores e 64 estudantes que estarão hospedados na capital piauiense, sob a responsabilidade dos organizadores da XVI OIAQ. 

Para acompanhar todas as notícias e programação da Olimpíada basta acessar: www.ufpi.br/oiaq2011

Fonte: www.ufpi.br/noticia.php?id=19362 Acessada em: 03/07/2011