De início gostaríamos de agradecer sua visita e também a credibilidade dada a nós que organizamos o site. O problema pode ser solucionado da seguinte maneira:
1º) Escrever a reação química que ocorre entre esses dois reagentes:
1CaO + 1SO2 -----> 1CaSO3
Podemos observar que a reação está na proporção de 1:1:1 segundo os coeficientes estequiométricos da equação balanceada, ou seja, 1 mol de CaO está para 1 mol de SO2 que está para 1 mol de CaSO3. Em seguida, encontra-se a massa molar das substâncias em questão: MCao=56g/mol e MSO2=64g/mol. Calcula-se também a quantidade de SO2 formado por dia:
1h --------------- 6,4kg
24h (1 dia) -------------- x
X= 153,6 kg de SO2 produzidos por dia
2º) Considerando que o rendimento da reação seja de 100%, teremos:
1CaO + 1SO2 ------> 1 CaSO3
56g ------- 64g
Yg --------- 153,6 kg
Y = 134,4 kg de CaO são necessários para eliminar todo o SO2 produzidos pela refinara de petróleo.
3º) A questão afirma que o rendimento da reação é de 80%. Logo,
134,4 kg de CaO ------------------- 100%
Z ---------------------------------------- 80%
Z=107,52 kg de CaO
Espero que tenhamos sido util e estamos disponíveis se tiveres outra dúvida.
Queremos agradecer pelo contato com a nossa equipe e espero que com essa resposta tenhamos te ajudado e que ainda nos envie mais perguntas porque um dos nossos principais objetivos é a troca de conhecimento. Então vamos ao que interessa.
A maioria dos livros didáticos afirmam na Lei de Soddy, Fajans e Russell: “Quando um nucleotídeo emite uma partícula beta, seu número atômico aumenta uma unidade e seu número de massa ‘permanece constante’”.
ZXA -----> Z+1Y + -1β0
Então pode surgir a dúvida, se o nucleotídeo emite uma partícula beta (que é considerada um elétron), como o número atômico pode aumentar em uma unidade?
A explicação para esse fato é que admite-se a existência de nêutrons instáveis no núcleo dos átomos radioativos que se desintegram formando próton, elétron, neutrino e energia, mas apenas o próton permanece no núcleo (hipótese de Fermi):
10n ------> 11p + 0-1B + 00v + energia
nêutron próton elétron neutrino
Então de forma sucinta podemos dizer que você está correto. Para mais informações poderemos indicar por enquanto o livro “Química nuclear e radioatividade” do autores Marcos Henrique da Silva Passos e Alexandre Araújo de Souza. Além desse há outros que são da área de física, mas que no momento foge do meu pensamento. Assim que tivermos mais referências ou bibliografias entraremos em contato. Obrigado mais uma vez pelo contato.
Gostaríamos de agradecer o contato e é com satisfação que estamos respondendo sua pergunta. Fique atento ao site e olhe nossas novidades! Nos acompanhe no Orkut!
1º) Podemos observar na reação balanceada que os coeficientes estequiométricos estão na proporção de 1:1:1.
1CaCO3(s) ----->1 CaO(s) + 1 CO2(g)
O volume de CO2(g) obtido no processo, nas CNTP, foi 89,6 L. Então a quantidade de CO2(g) obtida foi: (Lembrando que nas Condições Normais de Temperatura e Pressão – CNTP, 1 mol de qualquer gás ocupa o volume de aproximadamente 22,4 L).
1mol de CO2(g) ---------- 22,4 L
X --------------------------- 89,6 L
Logo X = 4 mols de CO2(g)
2º) A quantidade de CaCO3(s) utilizada na reação foi:
1CaCO3(s) ----->1 CaO(s) + 1 CO2(g)
1 mol------------------------1 mol
Y ---------------------------- 4 mols
Y = 4 mols de CaCO3(s)
A massa molar do CaCO3 é: M = M(Ca) + M(C) + 3xM(O) = 40 + 12 + 3x16 = 100 g/mol. A massa de CaCO3(s) é: n=m/M ----> m=n x M ----> m=4 x 100 = 400 g.
3º) Essa quantidade de CaCO3(s) encontrada, 400 gramas, refere-se ao grau de pureza de 80%. Então para encontrar a quantidade total de carbonato de cálcio utilizada (com as impurezas) devemos calcular a massa pela seguinte regra de três:
400 g ----------------------- 80%
A --------------------------100%
A = 500 g de CaCO3 (com impurezas)
Esperamos ter ajudado.
NOTA: Leia o artigo publicado na Química Nova na Escola que trata da diferença entre CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) e CPTP (Condições Padrões de Temperatura e Pressão).
Queremos agradecer o contato e queremos que continue nos enviando perguntas, porque são pessoas como você que engrandecem o site!
Os resíduos de uma prática de laboratório recebem um tratamento antes de serem descartados e o tratamento depende muito do tipo de resíduo. Por se tratar de um assunto geral, buscamos algun artigos que tem como tema central o descarte dos resíduos dos laboratórios e esperamos que esses artigos sejam úteis.
Download:
romezioquim